Isla de Providencia

Isla de Providencia – Destino de férias onde até mesmo os deuses gostariam de ir

Este local mágico e lindo está localizado no Sul do Caribe próximo a costa de Costa Rica e Nicarágua. Com seus 7 quilômetros de comprimento e 4 de largura, a ilha é considerada menor do que sua vizinha San Andrés, localizada 90 km ao sul. Graças ao seu tamanho e suas rotas aéreas peculiares, essa ilha paradisíaca permanece intocada e pode oferecer lindas praias de areia branca, florestas montanhosas com palmeiras e água cristalina, tudo isso livre do turismo em massa.

Dê uma olhada neste vídeo mostrando as Ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, e veja por si mesmo a fantástica beleza deste paraíso.

San Andrés, Providencia e Santa Catalina

Difícil de chegar e mais ainda de sair.

Precipícios, montanhas verdejantes circundadas por um mar azul celeste. Um jardim natural onde mangas, graviolas e tamarindos crescem. Fontes de água natural fornecem um estoque suficiente de água potável para a ilha. Assim que enxergar o mar brilhando em todas as nuances de azul, a ilha lhe enfeitiçará.

Conexões partindo do centro de Santa Isabel aos pequenos vilarejos de Pueblo Libre, Pueblo Viejo, San Felipe, Aguadulce, Sur Oeste, Casa Baja, Agua Mansa e La Montaña podem ser feitas através da estrada única que se extende nas redondezas da ilha. Leva-se pelo menos uma hora para fazer o roteiro pela ilha usando-se bicicleta. Existem pontos de observação nos locais de parada mais belos da ilha, onde pode-se descansar nos bancos e aproveitar a bela vistada ilha.

Por existirem apenas 4000 pessoas vivendo na ilha e cada um dos nativos conhecerem um a outro por nome, não existem mendigos e nem crime. Muitos nativos podem tomar conta de si mesmos sem nenhum problema, a comunidade possui uma rede de assistência social e de saúde muito boa, todas as crianças vão a escola, o que torna esta pequena comunidade ainda mais estável. Os nativos farão com que sua estadia seja a melhor possível. Não é raro ouvir estórias de turistas anteriores que foram convidados a jantar pelos nativos. Se crianças correrem atrás de você para lhe entregar sua carteira ao voltar da praia – não se surpreenda. Você está lidando com pessoas excepcionalmente honestas e amigáveis.


No lado norte da ilha encontra-se o parque natural “Isla de Providencia”, que cobre uma área de 995 hectares, dos quais 905 são no mar. O parque consiste de recifes de coral protegidos, flora pertencente ao manguezal e pequenas ilhas de coral “Tres Hermanos” e “Cayo Cangrejo”. A UNESCO nomeou este arquipélago como “Seaflower” graças a sua variedade de flora e fauna, ecosistema e sua bela natureza virgem na reserva.

A ilha foi descoberta em algum momento entre 1498 – 1502, e desde essa época tem sido controlada por diversos países, como Holanda, Inglaterra, Espanha e mais tarde até mesmo pela Jamaica. Na metade do século XVII, os primeiros escravos africanos foram trazidos para trabalharem nas plantações de tabaco e algodão. Por um longo tempo, essas duas culturas formaram a base da economia da ilha.