Mapa da Isla de Providencia

A “Isla de Providencia” é uma das ilhas da Colômbia no Caribe. É a segunda maior entre o arquipélago “San Andrés e Providencia” e está localizada cerca de 90 km ao norte da Ilha de San Andrés. É possível alcançar San Andrés saindo de Bogotá em 2 horas e em 1 hora saindo da cidade do Panamá. De San Andrés para a Isla de Providencia são mais 20 minutos em um pequeno avião fretado.


View Larger Map

A Ilha da Providencia tem 7 km de comprimento e 4 km de largura e é formada por rocha vulcânica. É dividida por uma extensão de montanhas que vão do norte ao sul, que chegam a alcançar uma altura de 363 metros. O ponto mais alto chama-se “El Pico” (espanhol para “O Pico”). Muitos rios com água doce que os nativos utilizam são originanam-se daqui.

O aeroporto “El Embrujo” está situado no nordeste da ilha. O centro principal da ilha fica localizado um pouco mais ao norte. Aqui você encontra lojas, dois bancos, restaurantes, um porto e um hospital. Você também encontrará a ponte que faz a conexão com a ilha irmã de Santa Catalina, conhecida como “Puente de los Enamorados”. Lá encontram-se antigos artefatos piratas, praias abandonadas e baías solitárias. Se você seguir para o sul rente a estrada passará através dos vilarejos de “Pueblo Libre” e “Pueblo Viejo” e finalmente alcançará “Agua Dulce”, onde será possível conhecer uma das menores praias da ilha. Continue seguindo pelo sul, e em alguns minutos  encontrará um dos melhores restaurantes. No “Café Studio” sua refeição irá ser preparada por um pescador nativo e sua esposa, uma mulher que imigrou para cá vinda do Canadá há mais de 20 anos atrás e começou uma família em Providencia. Aqui você encontrará o melhor da cozinha fresca Caribenha e da cozinha internacional mais simples.

Alguns metros a mais inicia a belíssima praia conhecida como “Sur Oeste”. É aqui, na maior praia da ilha, que nosso hotel e centro de mergulho estão localizados. Por toda a praia, você pode encontrar cafés e restaurantes acolhedores. Depois, indo em direção à parte sudoeste da ilha, você viajará através da comunidade “Casabaja” de volta ao norte. Em “Casabaja” existe uma bifurcação na estrada que o levará até outra bela praia na ilha. Chama-se “Manzanillo”, e todas as noites você pode aproveitar música ao vivo aqui tocada por uma banda local iluminado pela fogueira na praia. Nos finais de semana uma multidão de nativos surgem para aproveitar as longas noites de música e dança.

No caminho de volta de “Casabaja” para o aeroporto, você descobrirá alguns dos mais belos pontos de vista da ilha. Existe também um clube de dança, mais popular aos finais de semana, e que é difícil deixar de visitar. A parte central da ilha é bem montanhosa convidando assim os turistas itinerantes a apreciarem a grandiosa vista do mar e da ilha como um todo.

Uma viagem de táxi de 20 minutos irá lhe trazer do aeroporto até nós.