Mergulho

Isla de Providencia – A “Dica de especialista” do Caribe para Mergulhadores

O Centro de Mergulho Sirius é parte do hotel e fica localizado no terreno do hotel. A escola de mergulho oferece várias atividades – desde snorkeling e mergulho noturno até mergulhos profissionais. Nossos instrutores são treinados usando o sistema PADI e tem muitos anos de experiência internacional e local na área de San Andrés até Providencia. Todo equipamento é novo e mantido nas melhores condições.

A área de mergulho que circunda Providencia é muito pouco conhecida por mergulhadores internacionais. Entretanto, existem mais de 30 locais de mergulho já sinalizados com bóias em um dos pontos mais diversificados protegidos pela UNESCO no Caribe.

A área ao redor de Providencia oferece uma variedade incrível de locais de mergulho. Você pode encontrar de tudo aqui – de carvenas, naufrágios, corais e peixes de todas as espécies, de tartarugas marinhas a golfinhos. Mas a melhor parte, é claro, o terceiro maior recife de coral de todo o mundo – 33 km de extensão. Este é o único recife deste tipo no mundo que se localiza próximo a uma ilha de orivem vulcânica.

Sempre começamos nossos mergulhos em um de nossos dois barcos. A maioria dos locais de mergulho ficam localizados de 5 a 30 minutos do Centro de Mergulho. Também possibilitamos o aluguel de nossos computadores de mergulho Scuba, no entanto sempre recomendamos trazer o seu próprio sempre que possível para aproveitar o máximo de cada mergulho.

Condições de Mergulho

A água fica entre 26.6 e 27.7 graus Celsius. A visibilidade varia entre 23 a 33 metros dependendo das condições do vento e dos plâncton. Na maioria dos locais de mergulho existe pouca ou quase nenhuma corrente. Para mergulhadores avançados existem outros locais para mergulhar além do recife, como por exemplo o “Banco Sul”, onde existem correntes mais fortes que acompanham as ondas. A temperatura do ar varia entre 25 a 32 graus Celsius, e geralmente uma brisa leve sopra. O índice de chuvas é de 1500 mm por ano. Durante outubro e novembro, quando o nível de precipitação está no seu ápice, todas as flores e plantas desabrocham.  Durante essa época, a colheita de frutas é mais abundante do que no resto do ano. A estação seca é de janeiro até junho, mas também é a época dos ventos mais fortes. Durante esses meses o vento sopra do leste, mas graças a barreira de recifes podemos mergulhar tranquilamente no lado mais oeste da ilha e do recife.

No ano de 2004, os 15 locais de mergulho mais populares foram demarcados com bóias pela CORALINA (sociedade que oferece proteção a natureza na ilha que opera juntamente com a reserva de biosfera “Seaflower” da Unesco e com o governo colombiano). O número de locais de mergulho muda constantemente, já que nos encontramos em uma área de mergulho praticamente inexplorada e assim novos e interessantes locais são encontrados com o decorrer do tempo. Um novo guia de mergulho foi publicado recentemente com descrições detalhadas dos 28 locais de mergulho. (ISBN 958-33-7883-6)